FAQ - PERGUNTAS FREQUENTES


Dúvidas no Uso do Programa Consumer

Por padrão o Programa Consumer vem com alguns registros de testes para facilitar a conhecer melhor o produto e uso do sistema. Entretanto você pode apagar os pedidos lançados, veja aqui. Outra opção é zerar todo o banco de dados antes de iniciar a utilização oficial do produto, mas isso ira apagar todos os registros, como produtos, categorias, pedidos, financeiro e etc, veja aqui como resetar o banco de dados.

Na versão grátis, você encontra tem algumas limitações, como: Máximo de 200 pedidos por mês, 15 produtos, 12 mesas/comandas e 1 usuário. Na versão PREMIUM, você pode configurar quantas mesas/comandas desejar, veja aqui como fazer essa configuração.

Você consegue alterar sua taxa de serviço, pelo módulo "Configurações do Sistema", veja aqui como ajustar sua taxa de serviço.

O módulo de Fiado tem o mesmo conceito de uma conta corrente, você não consegue realizar exclusões, apenas adicionar créditos e débitos. Caso tenha feito um lançamento incorreto, basta fazer o estorno do mesmo, veja aqui.

Atualmente não temos a opção de personalizar os cartões de recebimentos, ja temos algumas opções padrões, veja aqui: http://prntscr.com/am5hze. Se desejar, pode registrar sua sugestão em nossa área de ideias, para analise e desenvolvimento em versões futuras, segue o link: http://www.programaconsumer.com.br/feedback

Quando um cliente ir embora mais cedo e desejar pagar sua parte, você pode adicionar o pagamento do valor realizado pelo cliente, dessa forma, esse valor ficará salvo no pedido, além disso ao realizar a impressão esse valor também já vai constar no cupom, veja aqui.

Sobre a divisão da conta, um processo muito utilizado por nossos clientes, é no inicio do atendimento em uma mesa, perguntar se o consumo será junto ou separado, caso seja separado o garçom faz a entrega de uma comanda númerada e lança o consumo para a respectiva comanda, assim facilitando o fechamento da conta.

Outra opção, é na hora do fechamento, abrir uma nova mesa e transferir os itens de consumo do respectivo cliente, assim facilitando o fechamento da conta.

Você consegue no Programa Consumer, definir seus próprios códigos de produtos personalizados, para fazer uma pesquisa rápida dos produtos, para adicionar a seus pedidos, para isso basta primeiro habilitar essa pesquisa aqui em configurações, na sequência definir o código que deseja no cadastro do produto.

Feito essa configuração, você está apto para fazer o lançamento, apenas digitando o código do produto, na tela de pedidos de Mesas/Comandas, Pedidos para Delivery ou Pedidos no Caixa, basta digitar o código do produto escolhido e apertar a tecla Enter, veja aqui.

O Programa Consumer possui uma ferramenta exclusiva para importação de clientes, para arquivos no formato Excel. Para acessar essa ferramenta, abra o módulo de clientes e clique na opção "Importar Clientes de uma planilha".

Na sequência localize o arquivo no formato Excel, vincule os campos de sua planilha, aos campos de cadastro no Programa Consumer e então clique no botão importar. Essa ferramenta atualmente está disponível apenas para o importação do cadastro de clientes.

Veja abaixo as etapas para fazer o backup de seus dados e restaurar e ativar em outro computador.

1 - Fazer o backup de seus dados para uma pasta ou pendrive, por aqui: http://prntscr.com/aj25bi
2 - Instalar a nova versão do Consumer pelo link: http://www.programaconsumer.com.br/download
3 - Restaurar seu arquivo de backup, na tela inicial: http://prntscr.com/aj2625
4 - Por fim, fazer a ativação de sua licença com a chave que recebe por e-mail após a compra.

O Programa Consumer possui uma ferramenta exclusiva para importação de clientes, para arquivos no formato Excel. Para acessar essa ferramenta, abra o módulo de clientes e clique na opção "Importar Clientes de uma planilha".

Na sequência localize o arquivo no formato Excel, vincule os campos de sua planilha, aos campos de cadastro no Programa Consumer e então clique no botão importar. Essa ferramenta atualmente está disponível apenas para o importação do cadastro de clientes.

Para fazer o controle de Couver Artístico no Programa Consumer, recomendamos cadastrar um serviço como um novo produto e retirar a incidência da taxa de serviço, veja aqui nessa imagem um exemplo de como ficaria o cadastro. Feito isso, basta adicionar na conta do cliente, veja aqui.

Para cadastrar novas categorias de produtos no Programa Consumer, como: Sucos, Salgados, Cervejas e etc. Acesse essa opção na aba Configurações -> Configurações do Sistema -> Categorias de Produtos, veja aqui nessa imagem como acessar.

Para esse cenário você tem duas opções:

1 - Usar as impressões do próprio sistema, para isso desmarque essa opção: http://prntscr.com/djfl8k marque no cadastro de produto para ele ser enviado para a impressora: http://prntscr.com/djflos dessa maneira ao fazer os pedidos no sistema, por exemplo em "Pedido no Caixa" o sistema vai fazer a respectiva impressão do cupom para entregar ao cliente: http://prntscr.com/djfmwy

O cliente então vai entregar isso no local de retirada do produto, onde o funcionário pode riscar com uma caneta o produto entregue, uma outra sugestão é utilizar cupons personalizados com a logo do estabelecimento na bobina, para não ter problemas de alguém falsificar, veja um exemplo: http://prntscr.com/djfook

2 - Usar fichas personalizadas: O que alguns clientes fazem também é imprimir fichas e no caixa entregar essa ficha para o cliente, veja alguns exemplos, ficha de valor: http://prntscr.com/djfppt ou ficha de produto: http://prntscr.com/djfpxt

R: Caso o caixa ainda esteja aberto, você tem a opção e excluir Entradas/Saídas lançadas manualmente, veja aqui. Outra opção é excluir um pedido finalizado, através da opção Financeiro -> Recebimentos, veja aqui.

Abrir/Fechar Meu Caixa: Nesse local você consegue controlar os recebimentos de sua gaveta para um determinado turno de trabalho. Por exemplo, ao iniciar o expediente as 8:00 da manhã você define que tem R$100 em sua gaveta, depois ao longo do dia realizará os recebimentos de pedidos e do fiado, onde o que tudo que foi recebido ficará registrado no caixa para que você possa conferir os valores no final do turno.

Há também a opção de adicionar entradas/saídas adicionais no seu caixa, como entrada de dinheiro para troco, ou mesmo uma retirada para o pagamento de uma conta. Vale lembrar que caso faça uma retirada (sangria) para pagamento de uma conta, você também deve registrar essa conta em contas a pagar.

Para excluir uma entrada ou saída adicionada, você pode fazer através do botão Excluir Entrada/Saída, para excluir um pedido você pode fazer através do módulo Financeiro->Recebimentos no ícone excluir.

Mais Vendidos: Nesse local você consegue visualizar os produtos mais vendidos para um determinado período desejado, além disso você tem também as seguintes informações: Produto, Categoria, Custo Médio no Período, Quantidade Vendida, Custo Total, Vendas Total, Lucro Total, Estoque Atual, Custo Atual, Custo do Estoque além disso clicando no ícone de "Histórico", você consegue visualizar todos os lançamentos nos respectivos dias e horários.

Histórico de Pedidos: Nesse local você consegue visualizar o histórico de todos os pedidos realizados no programa, independente do seu status, como aberto, finalizado pago ou finalizado como fiado. Além disso consegue filtrar por período, cliente e por colaborador.

Conta Corrente (Fiado): O módulo de fiado lista todos os clientes que possuem créditos e débitos junto ao estabelecimento. Ao selecionar um determinado cliente você consegue visualizar seu extrato de consumo, bem como seus pagamentos realizados, vale lembrar que não é possível excluir e ou alterar um lançamento depois de realizado. Caso tenha feito algum lançamento incorreto, você tem a opção de realizar um estorno do mesmo.

Meu Negócio: Visualize aqui o faturamento por dia, para um determinado mês, além disso visualizado faturamento versus contas a pagar e também valor médio da conta versus quantidade de pedidos. Caso tenha feito recebimentos de fiado no período o mesmo também poderá ser visualizado nesse relatório.

Resumo Financeiro: O resumo financeiro permite você visualizar por dia ou por mês o faturamento total, jogando para o próximo dia o saldo e calculando o resultado final do período.

Recebimentos: Muito parecido com o relatório de "Histórico de Pedidos" o relatório de recebimentos apresenta apenas recebimentos realizados e finalizados, ou seja, com valores que já entraram no caixa. Mas lembre-se que o pedido precisa ser finalizado para aparecer no relatório de recebimentos.

Contas a Pagar: Nesse local, você pode cadastrar todas as suas contas a pagar, você pode lançar uma única conta, como também fazer o cadastro de várias de uma única vez, para contas que se repetem todos os meses, como aluguel, luz, internet. Após fazer o cadastro da conta a pagar, você tem a opção de marcar ela como paga ou não paga. Atualmente não temos um controle mais avançado, como opções de detalhar a forma de pagamento, ou controlar várias contas bancárias.

Ranking de Atendimentos: No relatório "Ranking de Atendimentos" é possível filtrar todos os atendimentos, por tipo/status do pedido, período de abertura, verificar os atendimentos realizados por colaborador, bem como o total de atendimentos, comissão, lucro total.

Primeiro, no cadastro do produto, é necessário marcar o produto como "Venda por kg", e inserir o valor do quilo, veja na imagem: http://prntscr.com/bxcd4m

Feito isso, ao realizar um novo pedido no sistema e adicionar um produto com venda por kg, irá abrir a tela a seguir, para você inserir o valor pesado, Ex: 0,500 veja no link: http://prntscr.com/bxcdup

Em seguida, o sistema irá calcular o valor pesado * o valor do kg, veja no link: http://prntscr.com/bxced5

Obs: Atualmente o sistema não tem integração direta com balanças, mas o usuário pode fazer o lançamento manual.

Segue o passo a passo para configurar o backup automático na nuvem/internet:

1 - Acesse o Consumer -> “Apps” -> “Backup no Dropbox", veja na imagem: http://prntscr.com/bro1ct
2 - Caso já possua uma conta no Dropbox, basta inserir o “email e senha”, veja nessa imagem: http://prntscr.com/bro1z3
3 - Caso ainda não possua uma conta, clique na opção “Novo no Dropbox? Criar uma conta”, como mostra a imagem: http://prntscr.com/bro303
4 - Para vincular sua conta ao dropbox, insira o email e senha e confirme se recebeu a mensagem de sucesso, veja nesse link: http://prntscr.com/bro3pw

Em caso de troca ou formatação, para restaurar o backup, acesse o site: www.dropbox.com e insira seu email e senha para fazer uma cópia do arquivo de backup.

Caso haja alguma dificuldade na configuração acima, verifique se o navegador Internet Explorer 11 (ou superior) está instalado, caso contrário, providencie a atualização e realize o procedimento acima novamente.

Veja aqui como encontrar a versão do Internet Explorer:
Abra o Internet Explorer
Clique no botão Ferramentas? ?(ou no botão Ajuda se estiver usando Internet Explorer 8)
Escolha Sobre o Internet Explorer.

Nesse local, você pode cadastrar todas as suas contas a pagar, você pode lançar uma única conta, como também fazer o cadastro de várias de uma única vez, para contas que se repetem todos os meses, como aluguel, luz, internet. Após fazer o cadastro da conta a pagar, você tem a opção de marcar ela como paga ou não paga. Atualmente não temos um controle mais avançado, como opções de detalhar a forma de pagamento, ou controlar várias contas bancárias.

Ao iniciar o atendimento, você irá distribuir a comanda para seu cliente, feito isso para ajudar o garçom a localizar os clientes/comandas na sequência, você pode trabalhar com o módulo "mesas" e no campo "Observação" colocar o nº das comandas que estão na respectiva mesa.

Veja mais detalhes nesse print em como preencher esse campo: http://prntscr.com/ck8wkk

E pela comanda móbile o procedimento é o mesmo, veja mais detalhes no print: http://prntscr.com/ckb0y8

Dessa maneira, quando o pedido ficar pronto, você consegue identificar que na mesa 25, está sentado os clientes com as comandas: 1, 2, 3, 4.