FAQ - PERGUNTAS FREQUENTES


Cardápio Digital

O cardápio digital é uma solução em software desenvolvida para os clientes do estabelecimento poderem fazer pedidos diretamente na mesa, sem precisar chamar um garçom, basta fazer a leitura de um QR Code na mesa para iniciar o processo.

O cardápio digital permite os clientes fazerem pedidos, acompanhar sua conta em tempo real, chamar o garçom, solicitar o fechamento da conta e fazer uma avaliação ao final atendimento, tudo simples e integrado a seu sistema de gestão Consumer. Além disso, para usar o cardápio digital o cliente faz um rápido cadastro, criando assim uma base de dados dos frequentadores do estabelecimentos, para ações de marketing e gestão.

São muitas as vantagens dessa solução em seu estabelecimento, oferecemos a nossos clientes por um ótimo custo benefício, uma solução de ponta, que irá trazer grande inovação e encantar os visitantes de seu restaurante.

Uma solução única e integrada onde os estabelecimentos podem cadastrar seus produtos para utilizar no sistema de gestão, que também são reaproveitados no cardápio digital, não é necessário outra solução, nem realizar altos investimentos em hardware e manutenção de dois banco de dados por exemplo, controle tudo em um único lugar.

Outra grande vantagem, é que atualmente todos os bares e restaurantes não tem o cadastro de seus clientes que frequentam o local, com o Cardápio Digital Consumer, o estabelecimento passa a formar uma base de dados com o cadastros de todos seus clientes, podendo no futuro fazer campanhas de email marketing, SMS marketing, além de visualizar a localização de seus clientes no mapa, tudo de forma simples e fácil, sem mudar seus processos.

Não, essa tecnologia vai trabalhar auxiliando o mesmo, otimizando suas tarefas e aumentando o faturamento do estabelecimento, pois caso o garçom esteja ocupado levando uma bebida a mesa e seu cliente já queira fazer um pedido, ele já pode fazer isso imediatamente, a mesma coisa para fechar a conta ou chamar um garçom.

Não, basta um roteador sem fio Wi-fi para propagar sua rede sem fio e então poder utilizar o cardápio digital em seu estabelecimento.

A tecnologia QR Code já está presente no dia a dia de todos, diversos produtos já possuem esses códigos para serem utilizados por tablets e celulares.

No Programa Consumer, no módulo Consumer Mobile (Apps > Consumer Mobile > Configurar - veja aqui), você encontra a opção para gerar os QR Codes e então fixar nas respectivas mesas para seus os clientes utilizarem.

Nós temos também um arte que foi produzida para homologar o projeto, se desejar, pode fazer o download aqui (jpg ou zip) e imprimir em uma gráfica rápida com as seguintes orientações: Folha A4, Papel Couchê 180G, Colorido, Fosco.

Outra opção é criar um display, adesivo e uma arte com um profissional de marketing de sua cidade e região.

Em nossos testes utilizamos um computador com processador i5, 8 GB de RAM e Windows 10, esse cenário se mostrou funcional para um estabelecimento com até 5 garçons e 50 mesas. Para uma configuração maior, recomendamos o Windows Server 2012.

Claro, se você já possui a licença da comanda mobile, pode utilizar gratuitamente o cardápio digital e o monitor de preparos.

O Cardápio Digital faz parte do pacote Consumer Mobile, adquirindo esse módulo adicional, você recebe a Comanda Mobile para seus garçons fazerem pedidos na mesa por tablets e celulares, Cardápio Digital para seus Clientes e o Monitor de Preparo na Cozinha. Clique aqui e veja os planos disponíveis ou personalize seu pacote.

R: Você pode visualizar a nota de avaliação e comentários de seus clientes, diretamente no Programa Consumer, na opção: Histórico de Pedidos e marcar “Exibir todas as colunas”.

Nossas equipe está frequentemente evoluindo nossas soluções, baseada em nossa área de idéias, se desejar registre aqui sua sugestão para análise e evolução em versões futuras.

Após a leitura do QR Code, o cliente precisa realizar um breve cadastro (Nome, Email e Telefone). Em seguida, o Consumer identifica automaticamente a abertura dessa Mesa/Comanda e realiza a impressão de uma senha na impressora principal configurada no Consumer. Seu garçom deve pegar a senha impressa e levar até a mesa do cliente, essa senha será necessária para o cliente confirmar o primeiro pedido realizado na mesa através do Cardápio Digital.

Usando essa opção o cliente pode solicitar o fechamento de sua conta, quando o cliente solicita o fechamento, o Consumer altera o status Mesa/Comanda para em fechamento e o cliente não pode realizar novos pedidos. Além disso, caso a opção “Cupom - Imprimir comprovante da conta ao solicitar fechamento” (Configurações > Ajustes do Cupom) esteja habilitada, o comprovante é impresso automaticamente, restando ao garçom apenas levar a conta para a mesa e realizar o recebimento.

Usando essa opção o cliente pode solicitar um garçom na mesa. Essa função trabalha em conjunto com o Comanda Mobile. Por exemplo, caso um cliente esteja em dúvida na escolha de um prato, ele pode realizar a solicitação e todos os dispositivos (tablets ou celulares) dos garçons recebem um solicitação. Essa solicitação é exibida para os garçons até que um deles clique em “Atender”.

Sim, acesse o cadastro do Produtos (Vendas > Produtos), localize o produto desejado e clique em Editar. Na aba Mobile, desmarque a opção Cardápio Digital e clique em Salvar.

Sim, acesse as configurações do Consumer Mobile (Apps > Consumer Mobile > Acessar pelo Celular ou Tablet). Na aba Cardápio Digital, desmarque a opção Habilitar Pedidos e clique em Salvar.

Acesse as configurações do Consumer Mobile (Apps > Consumer Mobile > Acessar pelo Celular ou Tablet). Na aba Cardápio Digital, marque a opção Habilitar Pedidos e clique em Salvar.

O estabelecimento deve possuir um roteador onde deve estar conectado o computador servidor, esse roteador sem fio, deve ser também utilizado pelos clientes para se conectarem e poderem visualizar o cardápio digital.

É importante ressaltar, que o IP do computador deve ser definido como IP fixo, assim ele não poderá ser alterado automaticamente pelo sistema operacional ou roteador.

Obs: Se você possuir mais de um roteador em sua rede, procure um técnico de informática local para garantir, que todos os dispositivos estejam na mesma rede (Servidor, Computadores, Comanda Mobile e Cardápio Digital). Veja aqui, nesse artigo de como conectar dois roteadores, caso tenha mais de um em seu estabelecimento;

Não, essa primeira versão do cardápio digital ele não da suporte a produtos por quilo ou produtos personalizados, você deve desativar a visualização desses produtos no Consumer Desktop, vamos liberar em breve um novo módulo de estoque, ficha técnica e controle de insumos e então ajustar o cardápio digital para produtos personalizados.